Powered By Blogger

sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal

Os Magos do Oriente - IV



Os Magos do Oriente, diz Mateus, segundo o seu Evangelho, que encontrando Jesus «numa casa» com Maria, Sua Mãe, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
Em anotações e algumas explicações de que está recheada a Bíblia, bem como outras publicações sobre este assunto, diz-se que aqueles presentes estão tradicionalmente ligados à Arábia e significavam as dádivas de todos os povos ao Messias esperado, neles se evidenciando a profecia do Salmo 72,10.11.15; e em Isaías 60,6.
Segundo a quase totalidade de exegetas, estes presentes simbolizavam a realeza (o ouro), a divindade (incenso) e da humanidade sofredora de Cristo (mirra). O ouro significa o reconhecimento da realeza de Cristo, além da providência divina para a sua futura fuga para o Egipto, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até aos dois anos de idade, em Belém; o incenso significa a fé e já era, como ainda é, usado nos templos para simbolizar a oração e as preces feitas a Deus, assim como a fumaça sobe ao céu; a mirra é uma resina antiséptica usada nos embalsamentos desde o antigo Egipto e remete-nos ao género de morte que esperava Jesus Cristo, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamento do corpo de Jesus (João, 19, 39-40).
Deve-se aos Magos a tradição da troca de presentes. Essa tradição entra nos hábitos humanos (mas não em todos os países), e passa a realizar-se pelo Natal. Quanto a nós, e seguindo os hábitos de muitos países, até entre cristãos, a permuta de presentes é feita no tempo de celebração dos Reis. Até aqui na nossa vizinha Espanha tal acontece. Se foram os Reis Magos (que não eram Reis, como já foi explicado mas a quem se atribui esse título para "confirmar" as profecias que constam do AT àcerca do Messias) que influenciaram o início desta tradição dos presentes, tem alguma lógica que tal seja lembrado na época festiva que lhes é dedicada.
Mas, enfim, é quase impossível modificar isto, pelo menos quando tudo está muito enraizado...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...