Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Usos e Costumes

QUERO BEM À MINHA SOGRA

Esta era a residência de Zulmira Marques, na Veiga

É uma modinha de filas, recolhida no lugar da Veiga, transmitida pela Sr.ª Zulmira Marques, esposa do Sr. Ângelo de Almeida Carvalhoso, ela padeira famosa, já falecida há vários anos.
Para não prolongar em demasia esta história sobre modas folclóricas e outras tradições, a Sr.ª Zulmira foi a mãe de Joaquim de Almeida Marques e de Maria de Almeida Marques. O primeiro residente em Arrancada e casado com a Sr.ª D. Rosa de Almeida Melo. A segunda é viúva do Sr. Sebastião Gomes de Oliveira. Poderíamos aumentar ainda mais a árvore genealógica, mas ficamos por aqui.

Embora não tenha a certeza, penso que foi recolhida por pessoas ligadas ao Cancioneiro de Águeda, nomeadamente o Arqt.º Rui Aguiar, recentemente falecido.
Esta modinha também fazia parte do reportório do Grupo de Folclore Infantil da Casa do Povo e tinha na voz da Dr.ª Isilda Maria Duarte Pereira, a leccionar numa Escola Secundária do Algarve, uma excelente e inigualável intérprete. A letra é como segue:

Quero bem à minha sogra
Que me criou meu marido,
Ai, ai, ai, que me criou meu marido (coro)
Quero bem ao Deus do céu
Que mo tinha prometido
Ai, ai, ai, que mo tinha prometido (coro)

O meu amor eras tu,
Se te não foras gabar,

Ai, ai, ai, se te não foras gabar (coro)
Pela boca morre o peixe
Quem te manda a ti falar
Ai, ai, ai, quem te manda a ti falar. (coro)

O meu amor de brioso
Não me come quase nada
Ai, ai, ai, não me come quase nada (coro)
Come só dezoito broas
E um alguidar de salada
Ai, ai, ai, e um alguidar de salada. (coro)

Aqui d’el-rei quem me acode,
A quem não sabe nadar.
Ai, ai, ai, a quem não sabe nadar (coro)
Às meninas dos meus olhos,
Que se afogam com chorar
Ai, ai, ai, que se afogam com chorar. (coro)

Quero bem à minha sogra
Porque é mãe do meu amor.
Ai, ai, ai, porque é mãe do meu amor. (coro)
Que me deu do seu jardim
A mais bonita flor.
(Ai, ai, ai, a mais bonita flor. (coro)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...