Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gente destas terras - I

Inspector Gomes dos Santos

Eu explico. Se é que é necessário explicar…
Vamos iniciar uma série, não muito longa, de alguns postes dedicados a gente destas terras do Marnel e Vouga. Claro que temos muito por onde começar, continuar e sobrar!
Iniciamos com o Inspector Gomes dos Santos. Não é por nenhuma especial razão o primeiro. Podia ter sido outro, se me tivesse lembrado, nem que seja, mais uma vez, Sousa Baptista, do qual bastante se tem falado e falará (terá sido o suficiente?), se não fizerem morrer a história (e será que a história morre?). Porque marcou uma geração e muitas vidas… até a minha quando era miúdo!
Ao Inspector Gomes dos Santos, pessoa que também conhecemos pessoalmente, talvez lhe dediquemos mais que um post. Os elementos que possuímos justificam-se. Nomeadamente um pouco da sua biografia.
Começamos por recordar o que no jornal «Soberania do Povo» escrevemos em 23 de Junho de 1995, quando, naquela altura, este jornal dedicava todas as semanas um caderno às freguesias do concelho, chamando-lhe «Soberania de Valongo do Vouga» (neste caso, porque noutros era Soberania de.... como se percebe). E foi um caderno de 16 páginas!
Este recordar não tem outra intenção que não seja isso mesmo. Já não temos tempo para “apreciar” os nossos protagonismos, nem qualquer interesse histórico ou de outra preponderância nos nossos feitos ou iniciativas. Porque, parece, que se insiste muito em determinados ângulos, enveredando pelo mesmo diapasão. Muitas pessoas destas terras também tiveram importância e relevo, em diversas facetas da vida pública, profissional e não só. Que as há e que as houve. Em número e em prestígio. Nacional e internacional!
O que escrevi em 1995 é o que no post acima pode ver. Não junto este àquele por uma questão de estética e espaço. Sabemos que se for longo, não desperta muita curiosidade. Fica assim, este resumo...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...