Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Efemérides - 1

Festejar a idade das Instituições
As efemérides por estas terras não são badaladas, ou dito de outra maneira, nao são assinaladas com pompa e circunstância, como frase feita que é. Para mim, penso que as efemérides, numa opinião pessoalíssima, parece que ficam adormecidas e delas ninguém faz eco.
Também entendo, salvo melhor opinião que por aí persista, que assinalar as datas de efemérides poderiam servir para aclimatar as pessoas em certas afinidades e congregação de esforços e vontades, sempre úteis e com objectivo de proporcionar união naquilo que pode ser a afinidade da celebração ou evocação.
Evocar, lembrar, festejar datas, de pessoas e factos, instituições, seria sempre o mote para congregar o que antes fica intencionadamente descrito.
Na freguesia temos, no próximo ano de 2010, sendo que uma é já este ano, algumas dessas efemérides que podem ser aglutinadoras de vontades e união de esforços. São três as Instituições que têm datas assinaláveis para destacar, lembrar e festejar. A começar:

A ESCOLA C+S DE VALONGO DO VOUGA

Iniciou a sua actividade escolar em 23 de Outubro de 1989. Do que ela representa para a freguesia, já não há argumentos a favor ou contra. O que é certo é que, como todas as coisas, vai sobre ela passando o tempo e no corrente ano faz (já!) 20 anos que está a funcionar normalmente, como não podia deixar de ser. Estou aqui a publicar esta situação sem saber se está ou não previsto algum programa para celebrar esta efeméride ou até se estão a pensar deixar passar mais uns anos, e esperar pelo 25º aniversário, como é normal.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA VALONGUENSE


Antes de ter esta desginação, era conhecido por Grupo Desportivo Arrancadense (GDA). Foi depois oficializado, inscrito na Associação de Futebol de Aveiro, com aquela designação, mais abrangente da freguesia e do povo. Penso até que a designação tinha em vista não ser motivo perturbador da unidade da freguesia, por causa de um grupo de futebol.
O Valonguense, abreviadamente mais conhecido, foi oficializado em 1960, pelo que no próximo ano temos as comemorações dos seus 50 anos de juventude.

A IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Esta Instituição de índole religiosa, com estatutos próprios e finalidades adequadas que se estendem aos tempos mais antigos da nacionalidade, e que aqui já teve ocasião de ter sido publicitada, é das Instituições mais antigas da freguesia. A data oficial que constam nos estatutos, foi dada pelo Breve do Papa Paulo V, em 6 de Setembro de 1610. Assim, em Setembro do próximo, completam-se 400 anos da data do documento que oficializa a referida Irmandade.

*****
Destas três efemérides aqui apontadas, qualquer delas merece e justifica uma comemoração destacada e enaltecida. Que os seus membros e outros responsáveis tenham isso presente, pese embora um pouco o momento económico e orçamental e as disponibilidades existentes, bem como a provável pouca de vontade para festas dos nossos prezados e conterrâneos.

*****

Queira agora deixar aqui expresso um pedido de desculpas, por algum interregno, que não tendo sido prolongado, pelo menos terá deixado nos meus leais visitadores alguma estranheza. Aconteceu apenas porque não podemos estar em todos os lados ao mesmo tempo. Apenas este o facto e nada mais...
Continuaremos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...