Powered By Blogger

domingo, 16 de agosto de 2009

As voltas que o mundo dá...

OUVINTES DA REGIONAL DE AVEIRO FIZERAM FESTA RIJA
(OS CORSÁRIOS DE VALONGO)

( Do Diário de Aveiro, quarta-feira, 19 de Junho de 1991, com a devida vénia)



Foi simpática e foi bonita a festa de convívio que os ouvintes da Rádio Regional de Aveiro promoveram no passado domingo na Quinta do Picado. Centenas de pessoas, algumas vindas de terras distantes, acorreram à chamada da amizade e, cedo ainda, demandaram terras de Aveiro. A Quinta do Picado caprichou em receber: engalanou o tapete das ruas, enfeitou as margens das estradas e deu ar de festa grande ao pavilhão da Associação Carocho. E o despertar das gentes fez-se com a Fanfarra do Centro Paroquial de S. Bernardo e a Banda da Escola de Música da Quinta do Picado a percorrerem as principais ruas da localidade, seguindo-se uma actuação alternada em que uns e outros foram exímios.
A manhã e a tarde separou-as a missa campal. O pároco de S. Bernardo, padre Félix, rezou-a, apesar de ser frágil neste momento o seu estado de saúde. Mas ele esteve no início destas iniciativas, compreendeu-as e incentivou-as desde sempre e como poucos, pelo que a sua presença era quase que uma questão de honra, sua e da comissão organizadora. Naturalmente que as palavras por si proferidas foram de incentivo à amizade, à solidariedade e a todos os movimentos que visem o bem-estar das pessoas. Todos o escutaram. Muitos o terão ouvido.
De tarde, foi a folia. Variedades seguidas, com artistas e grupos da nossa zona. E sempre mais público a chegar, como que a não querer que o sol se pusesse naquela tarde de alegria e movimento.
Passaram pelo palco o Armando Martins, Francisco Gamelas (a merecer mais oportunidades), D. Lizete (que bela voz e que bem canta o fado!), Mário Melo e Justina Abrantes (fez enormes progressos do ano passado para cá), os «Meninos do Vouga» (atenção a este grupo: é mesmo bom), o Rancho Infantil de Alagoas Santa Joana de Aveiro, Rancho das Lavradeiras de Sarrazola e, vindos de Valongo do Vouga, a Orquestra e Coral «Os Corsários» (outra actuação de muito destaque)
Foi uma tarde cheia. Tanto, que se sentiu dificuldade em coordenar as subidas ao palco. Mas a verdade é que já a noite vinha quando se começou a arredar pé e muitos foram os que levaram o dia noite dentro e viram chegar a madrugada. Acabava assim o segundo convívio dos ouvintes da Rádio Regional (93.6 MHz) iniciativa que começa a ganhar raízes e provavelmente se repetirá pelos anos fora.

(Esta foi a reportagem do matutino acima citado, na qual participaram os Valonguenses que figuram na digitalização feita à foto que acompanhava a reportagem referida deste jornal. O destacado a negrito é da minha autoria. Esta festa teve lugar, como se diz na reportagem, no domingo dia 16 de Junho de 1991, na Quinta do Picado, Aveiro. Na foto digitalizada são visíveis pessoas conhecidas, entre elas, uma pelo menos, que todos conhecemos e que (apesar de muito jovem) já não está entre nós.)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...