Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

As voltas que o mundo dá...

O FOLCLORE DA CASA DO POVO

Como existem ainda várias situações para dar a conhecer sobre o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Valongo do Vouga, hoje apresentamos, digitalizada, uma página do jornal "DIÁRIO POPULAR", que se publicava em Lisboa, como é de todos conhecido, e que sobre uma exibição realizada na cosmoplita cidade de Cascais, fez uma reportagem fazendo-a incidir de forma particular sobre o Grupo de Folclore Infantil da Casa do Povo da nossa freguesia.
Foi um festival de folclore que teve o patrocínio da Confederação das Casas do Povo, integrado nas comemorações dos descobrimentos portugueses, para cuja deslocação muito se empenhou, na altura, o sr. Jorge de Bastos Corga, infelizmente desaparecido do nosso convívio há uns anos.
No mesmo jornal, fiz incidir, sobremaneira, a minha "colherada", bem como a de alguns elementos da direcção que no tempo era responsável pelos destinos da Instituição.
São visíveis os jovens que faziam parte do elenco, que na foto e de forma casual e um tanto expontânea, foram "seleccionados" para a imagem, nomeadamente o António, a Isilda (trajes de noivos), a Fátima e a Lurdes Margarida, e o nosso moleirinho, cujo nome lhe perdi o rasto e a quem peço desculpa, tudo isto se não estou em erro quanto aos restantes.
Mas não ficou por aqui esta deslocação. A seguir rumamos pela Ponte 25 de Abril e foi oportunidade para fazer mais uma exibição de folclore, num festival realizado em Corroios, à noite, nos arredores da Cova da Piedade (Almada), onde havia pessoas minhas conhecidas que faziam parte da mesma organização de trabalho e que esperaram por nós. Aí, o agrado foi geral e de diversas formas manifestado por quem assistia ao espectáculo, regra geral pessoas mais habituadas a outro ambiente que não o rural que os componentes apresentavam.
Tudo isto no dia 15 de Julho de 1989. A reportagem do Diário Popular foi publicada na segunda-feira seguinte, dia 17 de Julho.
Registo com agrado este momento e este tempo...

Esta é a digitalização possível do «Diário Popular» de 17 de Julho de 1989

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...