Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

As voltas que o mundo dá...


O FOLCORE DA CASA DO POVO

Vamos continuar na senda do folclore da Casa do Povo. No último post tinha dito que voltaríamos a este tema. E penso que da melhor forma, colocando em slide a maior parte das fotos que tinha em meu poder.

Admito ser necessário dar uma explicação e ainda alguns dados que, nesta altura, são já históricos. A explicação prende-se com o facto de estarem aqui todas as fotos que tinha. E, por isso, algumas estão repetidas. Não se trata de evidenciar o traje, a foto, ou a pessoa. Trata-se de mostrar.

Outro factor prende-se já com a história. Primeiro, a maior parte, se não mesmo todas estas pessoas, algumas já falecidas, não fazem parte, no momento actual, do Grupo que continua a ter o apoio da Casa do Povo de Valongo do Vouga. Outras, estão já mesmo muito crescidinhas, algumas delas com netos e outras com os seus filhos, quando aqui eram inocentes crianças ou imberbes adolescentes (passe o termo)...

Estas fotos foram obtidas com a colaboração de um Valonguense, António Saraiva dos Santos, da Foto-Pop, e a elas foi dedicada uma tarde inteira, de autocarro, a percorrer alguns locais mais característicos da freguesia, nomeadamente a Quinta d'Aguieira, Carvalhosa, onde foi aproveitada a eira propriedade do Sr. José Henriques da Silva, uma, senão mesmo a única, naquele tempo, conservada e com características típicas para o efeito, além, como é óbvio, da Igreja de Valongo, dos moínhos do Paço, da Casa dos Talhos em Brunhido, a capela de Santo Estêvão, etc.

Como podiam e deviam ter sido outros locais... só que o tempo não esticou. E depois não houve outra oportunidade!

E tudo isto, em 1989, se não estou em erro...!!!

Fica o registo para a história!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...