Powered By Blogger

terça-feira, 28 de julho de 2009

Coisas e Loisas - 1

A ÁREA DA VILA DA FREGUESIA DE VALONGO DO VOUGA

Qual é a área da freguesia de Valongo do Vouga? Ao ser interpelado por esta pergunta, o meu caro bloguista dirá, naturalmente, que não sabe, se for o caso.
Também admitimos que, a propósito deste post e do seu conteúdo, haverá por aí algumas boas pessoas que dirão outras coisas. Sabemos disso. Mas se ninguém a descobrir e denunciar e se, depois de detectado, não houver alguém que reponha as coisas no seu devido lugar, todos aqueles que utilizaram, escreveram e indicaram em documentos oficiais uma área da freguesia que não corresponde, continuarão, certamente, a cair no mesmo erro. E a ficarem convencidos que o seu trabalho está perfeito.

1 - Encontrei nas informações da Câmara que a área da freguesia é de 43,7 Km2. E esta é a área correcta! Pelo menos para nós, que fomos, há já umas dezenas de anos, os autores desta fraseologia ou slogan, até aí pouco ou nada falada e denunciada, que Valongo do Vouga era a maior freguesia rural em área e população.
2 - O projecto de Lei Nº 701/X/4ª, que serviu de proposta à aprovação da elevação a vila da Freguesia de Valongo do Vouga, refere que «tem uma área de 44,3 Km2.»
3 - A informação da internet, na Junta de Freguesia, indica que a área é de 43,2 Km2.
4 - E o site da Wikipédia menciona a área de 39,61 Km2.. Esta área será só para quem lá escreveu esta informação, pois para nós está completamente errada. A menos que não seja a mesma área geográfica. Note-se que esta última indicação vai ao pormenor de mencionar o «0,61», ou sejam 610 metros quadrados, além dos 39.000!

Claro que não pesquisamos mais nada, mas estamos convictos que ainda éramos capazes de encontrar outras medidas para o território da Vila da Freguesia de Valongo do Vouga! E o mais caricato é que cada um dos autores e daquelas fontes, estará, muito provavelmente, convencido que a sua indicação é que é a fonte fidedigna.

Deixamos este reparo pelo insólito que contém, não sendo dirigido a ninguém em particular, a não ser aos intervenientes, como se torna evidente, nas diversas fontes onde constam as áreas não coincidentes.

É preciso muito descaramento para nos andarem a subtrair a área que faz parte da geografia da nossa jurisdição…

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...