Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CITAÇÕES

"O MAIOR LUCRO NUNCA DEVE SER FRUTO DO MENOR SALÁRIO."


(Prof. Doutor Gonçalves de Proença)

Sempre gostei muito de citações de frases célebres, através das quais os seus autores conseguem (do que não sou capaz) em meia dúzia de palavras, ou menos, transmitir uma ideia, um pensamento, uma definição por mais difícil que seja sob o aspecto filosófico, cientifico, profissional ou sobre qualquer outro aspecto da vida e dos seus acontecimentos.
Aquela frase, da autoria de um Eminente Jurista muito conhecido, principalmente no tempo de Salazar, de quem foi Ministro das Corporações e Previdência Social (o site da Universidade Moderna, na área das suas actividades profissionais, chama-lhe Ministro das Cooperações e Previdência Social de 1961 a 1971).
Naquele tempo e de um livro "Horário de Trabalho" - 4ª Edição-1961-Lisboa, compilado e anotado por J. Silva Tavares, Adjunto da Inspecção do Trabalho (como se chamava então), está inserida, logo nas primeiras páginas, estas palavras antes encimadas: "O maior lucro nunca deve ser fruto do menor salário".
Na minha modesta interpretação, inserir esta frase em pleno apogeu da actividade e regime político de então, constituía, para mim, uma coragem enorme. Porque a frase (que normalmente encerra um pensamento), podia ser entendida, para aquela altura de 1961, altamente subversiva.
Pela curiosidade que encerra, aqui deixo à consideração dos eventuais visitantes esta citação, enquanto não tratamos de outros assuntos sobre Terras do Marnel. E que os há e bastantes...
Até lá.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...