Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O CONCEITO E A HISTÓRIA DA SEMANA - II

Voltamos ao tema do conceito da semana e dos dias que a compõem. Antes de mais, queremos particularizar os dois dias principais da semana; o sábado e o domingo.

SÁBADO: - É o sétimo dia da semana. Deriva do hebreu Shabbath e do latim Sabbâtu. Em hebreu é ainda conhecido com a denominação de Sabat. Dia consagrado pelos hebreus ao culto e ao descanso. Uma nota para dizer que a morte de Cristo foi um tanto atribulada e controlada quanto ao tempo de execução, pelo que a Sua situação devia ser resolvida na sexta-feira, antes do pôr-do-sol, uma vez que logo a seguir ao pôr-do-sol, era o sábado e nesse dia os Judeus nada faziam nem o julgamento ou o sepultamento de Cristo. O dia de culto já vinha do tempo de Moisés, pelo que este dia está ligado a numerosos acontecimentos de carácter religioso, como a Criação, para o povo hebreu monoteísta.

Este dia também é conhecido, na crença popular da idade média, pela assembleia nocturna de bruxos e feiticeiras, presidida por Satanás. Aí se praticavam conjuras criminosas à meia-noite de sábado.

DOMINGO: - Primeiro dia da semana. Segundo o cristianismo, foi consagrado por Deus ao descanso e às liturgias divinas, instituído para lembrar a Páscoa da Ressurreição e o Pentecostes, ocorridos neste dia. Deriva do latim "dominïcus". É ainda conhecido no latim por "dies dominïcus", que significa Dia do Senhor. Parece-nos, contudo, que nada impede que se lhe chame Dia do Sol, Dia da Luz. Afirmamos isto com base na língua inglesa, que chama Sunday ao domingo. Se em inglês Sun quer dizer sol, luz, e day é dia, entende-se que se pode adoptar esta denominação sem grandes dúvidas, uma vez que já ouvíamos chamar ao domingo o dia do sol, mas não a explicação. Pode ser esta a sua origem. Quadros abaixo sobre o nome dos dias da semana.

O TERMO "FEIRA" NA LÍNGUA PORTUGUESA

O facto de se chamar, em português, aos restantes dias da semana segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, tem como origem uma campanha da Igreja Católica, que pretendia abolir os nomes pagãos, santificando os dias da semana, como ainda se mantém. Parece que esta campanha no continente europeu só vingou em Portugal. O termo "feria" significa dia de mercado, dia santo, em latim. Ao sentido de mercado que temos na palavra "feira", na idade média os dias santos eram dias de mercado.
Como antes se refere, os dias da semana têm os seus nomes em português devido à liturgia católica, que teve a influência de Martinho de Dume. Este passou a denominar os dias da semana da Páscoa como dias santos, nos quais não se devia trabalhar.

A ORIGEM DOS NOMES DOS DIAS

A seguir apresentamos dois quadros, pelos quais podemos verificar, no primeiro os dias da semana que foram conhecidos de várias formas. O segundo quadro coloca-nos perante os dias da semana, como já foi dito, de forma egocêntrica, tendo como origem, além do latim, os deuses que eram adorados por vários povos.

Duas notas últimas além de outras que omitimos: em alguns idiomas, como no caso do espanhol, a influência católica conseguiu ainda impor o sábado e o domingo.

O imperador Flávio Constantino (280-337 d.C.), após a sua conversão ao cristianismo, mudou o nome de Prima Feria, para Dominica Dies, que foi evoluindo para Dominus Dei, que quer dizer "Dia do Senhor", como já foi dito, acabando na palavra Domingo.

Proximamente abordaremos conceitos de trabalho, duração do trabalho, além de história própria da época da Revolução Industrial.

DIAS DA SEMANA LATIM

Latim Pagão

Latim Vulgar

Latim Litúrgico I

Latim Litúrgico II

Português

Dies Lunae

Lunae Dies

Secunda Feria

Secunda Feria

Segunda-feira

Dies Martis

Martis Dies

Tertia Feria

Tertia Feria

Terça-feira

Dies Mercurii

Mercurii Dies

Quarta Feria

Quarta Feria

Quarta-feira

Dies Jovis

Jovis Dies

Quinta Feria

Quinta Feria

Quinta-feira

Dies Veneris

Veneris Dies

Sexta Feria

Sexta Feria

Sexta-feira

Dies Saturni

Saturni Dies

Sabbatum

Sabbatum

Sábado

Dies Solis

Solis Dies

Prima Feria

Dominica Dies

Domingo

DIAS COMPARATIVOS ENTRE POVOS

LATIM

DEUS ROMANO

DEUS SAXÃO

IDEOGRAMA CHINÊS

Solies Dies

Sol

Sol

Sol

Lunae Dies

Lua

Lua

Lua

Martis Dies

Marte

Tyr

Fogo

Mercuri Dies

Mercúrio

Odin

Água

Jovis Dies

Júpiter

Thor

Árvore

Veneris Dies

Vénus

Freya

Metal

Saturni Dies

Saturno

Saturno

Terra

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...