Powered By Blogger

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CURIOSIDADE LOCAL

Para outro trabalho a apresentar aqui fotografámos, há dias, o cruzeiro de Aguieira, passando pela estrada da Aldeia e deparamos com um factor que para muitos pode ser estranho mas, ao mesmo tempo, curioso. Já agora peço que chegue ao fim desta leitura para saber qual é a curiosidade.

Abaixo pode verificar essa situação, através de duas fotos, que é a seguinte:

Na referida estrada da Aldeia, a seguir ao cruzeiro, temos o pontão sobre a ribeira do Pedrozelo. Esse pontão foi restaurado há já muitos anos. Nesse restauro, tem, tal como idêntico pontão, mais conhecido pela Ponte Nova, na estrada do Prof. Vidal, sensivelmente ao meio do percurso daquela pequena recta antes de chegar à Escola do Ensino Básico (ex-primária), uns resguardos em pedra, salvo erro, de ançã, de certo modo interessantes.

Sabe, por acaso, donde vieram, praticamente sem alterações, esses resguardos?

Certamente que ao olhar para as fotos, vai dizer que não. Não admira... já foi há muitos anos!!!
Eu explico: a ponte sobre o rio Águeda era estreita e antiga. Antes dos anos sessenta, sofreu uma profunda alteração, para a época, sendo alargada e ainda hoje assim se pode ver como ficou.

As pedras que serviam de resguardo, foram guardadas pela Câmara Municipal, creio eu, e, algumas delas, foram aplicadas nos referidos pontões, aquando do seu restauro.

São os únicos pontões da freguesia que têm em si aplicados os velhos resguardos que estavam a servir em funções semelhantes a velha ponte sobre o rio Águeda, na sede de concelho, antes do seu alargamento.

Se isto tem algum interesse, curiosidade ou não, não sei. Para alguns talvez... a intenção era essa... despertar... e dar a conhecer.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...